Como parar de se preocupar e começar a falar: 11 dicas para quebrar a barreira do idioma

A barreira da linguagem é uma dificuldade muito comum para quem está aprendendo a falar inglês. Este é o estágio no qual você já acumulou um pouco de vocabulário e sabe uma gramática simples, mas ainda não consegue ligar os dois em um sistema. Dá um pouco de medo errar, não ser compreendido, parecer burro. Todos esses medos são compreensíveis e naturais, mas com certeza também superável! Aqui estão 11 dicas para quebrar essa barreira:

1. Não se repreenda

Esta é a primeira coisa que você deve perceber. Não há pessoa que, aprendendo um novo idioma, não tenham dificuldade com a barreira do idioma. A linguagem é um sistema complexo, e dominá-lo é uma tarefa em larga escala para o cérebro. Você já começou a fazer isso e seu cérebro se saiu bem. Elogie-se com mais frequência!

Aprender um idioma é como dominar qualquer outra habilidade difícil. Se você dirige um carro, lembre-se de como você se acostumou a isso e gradualmente começou a dirigir pela cidade com um instrutor. Lembre-se do momento em que você se sentou ao volante pela primeira vez, sozinho. É muito assustador. Não porque você estudou mal ou por natureza é um motorista ruim (isso não acontece), mas porque esta é uma experiência nova que você não teve. Você precisa aprender um sistema complexo de conhecimentos teóricos e habilidades práticas e combinar para que eles funcionem rápido, clara e sem problemas. É muito difícil e a princípio muito assustador, mas todo mundo passa por isso e todo mundo supera isso.

2. Crie conforto

Para não ter medo de falar, você precisa, de fato, falar! Se você está com muito medo, comece pequeno. Não é necessário procurar imediatamente um falante nativo para praticar com ele, em um café. Você pode conversar com um colega na mesma situação que você, isto é, com alguém que, como você, está aprendendo inglês e tentando conversar. Nesse caso, o medo e o constrangimento desaparecem, porque vocês estão na mesma posição. No começo, é claro, será estranho mudar do conveniente português para o inglês desajeitado, mas passará rapidamente. Você não precisa fazer isso o tempo todo - pode passar meia hora conversando, idealmente, não inventando um tópico especialmente novo, mas continuando a falar sobre as mesmas coisas que você iria falar normalmente em português.

Se até isso lhe parece estressante, tente então falar consigo mesmo, em casa, quando ninguém te ouvir. Você pode dizer qualquer coisa: repita o que está sendo dito em inglês m um filme ou seriado, leia em voz alta ou (o melhor de tudo) expresse seus pensamentos ou ações em voz alta. Vá para a cozinha - diga: "Eu estou indo para a cozinha". Sente-se à mesa - diga: "Estou sentado à mesa". E assim por diante: “Está calor lá fora, preciso ir trabalhar”, “quero assistir televisão”, “vou ligar para meu amigo”. Acredite, você aprenderá frases simples mais rapidamente do que pensa e em breve estará pronto para conversar com outras pessoas.

3. Lembre-se que você não está fazendo uma prova

 

как преодолеть языковой барьер

 

Quando estiver conversando com outra pessoa, lembre-se de não se sentir mal. Acima de tudo, é costume ter medo de falantes nativos, enquanto eles, geralmente, são os ouvintes mais agradecidos. Em primeiro lugar, todos estão felizes e dispostos a ajudar quando um estrangeiro tenta falar sua língua. Lembre-se: quando um turista perdido chega até você e tenta pedir orientações em um português desajeitado, a última coisa que você quer é rir do discurso dele. Pelo contrário, você está contente com os esforços dele e está tentando de todas as maneiras possíveis ajudá-lo. Em segundo lugar, quando você fala sobre algo, é mais importante para um falante nativo (se esse não for um professor) entender o que você está tentando transmitir, em vez de como o faz. Se, em resposta à sua frase, alguém fez uma careta, isso não é uma avaliação de suas habilidades, mas apenas uma tentativa de entender você. Ajude o interlocutor, repita suas palavras e reformule, se necessário. E você notará alegria e alívio quando eles o entenderem, e essa alegria o motivará para a próxima frase.

4. Fale sobre seus interesses

É muito importante que você queira conversar. Ninguém está interessado em ouvir um tópico de como Londres é a capital da Inglaterra ou Minha família. A linguagem é um meio de transmitir pensamentos, não um fim em si mesmo. Se você tem algo a dizer ou ouvir, também tem um motivo para falar sobre isso em voz alta. O desejo de ser ouvido e compreendido é um dos aspectos básicos de nossas vidas. É como um carro novamente: se você precisar ir do ponto A ao ponto B e não houver mais nada a fazer, pelo menos partirá porque precisa.

Não importa com quem você fale, fale sobre o que você realmente quer falar. Se forem amigos, apenas discuta o que você costuma discutir. Se for um colega de trabalho, você pode falar sobre os assuntos do projeto ou do escritório. Se é um americano desconhecido, pergunte a ele sobre o que ele seria perguntado em português de qualquer maneira: por exemplo, o que ele acha do Trump, o que ele pensa sobre o documentário sobre Michael Jackson ou se ele assistiu a última temporada de Game of Thrones.

5. Não tenha medo de cometer error

Claro que você cometerá erros. E por muito tempo. Mas é impossível começar a falar sem cometer erros, assim como é impossível aprender a andar sem cair ou tropeçar. Sim, no começo você não é bom em gramática. E daí? Diga o que sabe, mesmo que isso esteja errado. Suponha que você fale "ônibus, eu vou trabalhar" ou "eu vejo o cachorro ontem bonito" - tudo bem, você está aprendendo e o que você está falando é compreensivel.

Em breve, seu conhecimento teórico será sincronizado com a habilidade da conversa e tudo se encaixará. Você não deve esperar até dominar perfeitamente o futuro perfeito ou passado perfeito contínuo no papel para começar a abrir a boca. Acredite, se você fixer isso, sera ainda mais difícil. E não se ofenda se o interlocutor o corrigir e se você cometer o mesmo erro uma segunda vez, lembre-se que isso faz parte da jornada.

6. Preencha as pausas

Se você tem medo de um silêncio constrangedor enquanto pensa em uma nova frase ou procura a palavra certa em seu cérebro, pode aprender algumas palavras introdutórias para não ficar calado. Bem, na verdade, para ser sincero, você sabe - essas palavras e frases podem ser inseridas em quase todos os momentos: elas não têm muito significado sozinhas, mas tornam o discurso menos rasgado e mais suave.

Você pode usar construções mais diretas: deixe-me pensar por um momento, me dê um segundo para lembrar, deixe-me encontrar a palavra certa. Essas sugestões honestamente deixam claro ao interlocutor que você precisa de um pouco de tempo. A propósito, não apenas os estrangeiros precisam de tais pausas - geralmente as pessoas que falam sua língua nativa também precisam de tempo para escolher a palavra mais precisa ou melhor formular um pensamento. E não ocorre a ninguém ter vergonha.

7. Aprenda a frase inteira

Muitas vezes, embora você ainda não tenha a capacidade de colocar palavras rapidamente em frases, faz sentido usar frases memorizadas. Nem todos concordam com isso (alguns acreditam que abarrotar qualquer construção é ruim), mas no estágio inicial do ensino de blocos de texto há um sentido. Falando algo aprendido anteriormente, mas ainda não totalmente compreendido, você se acostuma ao som do idioma, mas não de fora quando ouve, mas de dentro porque está falando. Seu idioma se acostuma mecanicamente a pronunciar frases sem pausas, sua audição se acostuma ao som da sua voz em outro idioma, a novas entonações.

É como aprender a andar de bicicleta quando você é criança: primeiro você corria, depois começou a andar de triciclo, quando você já consegue pedalar sem pensar em equilíbrio. E então, quando as habilidades básicas são dominadas, - uma bicicleta comum de duas rodas. Portanto, trate as frases memorizadas como uma medida temporária - essas são adereços que você descartará como desnecessários ou, por outro lado, haverá tantas no seu arsenal que você poderá colocá-las nas estruturas mais complexas.


Conteúdo relacionado: 5 séries de TV para treinar o inglês


8. Não tenha medo de frases desconhecidas

Muitos, tendo ouvido uma palavra incompreensível no discurso do interlocutor, ficam imediatamente obcecados por ela, param de ouvir mais e acabam perdendo o fio da história. É preciso aprender a não se concentrar em palavras desconhecidas. Ouça o final - provavelmente, sem essa palavra, ficará claro do que se trata. Ou pare imediatamente o interlocutor, se a situação permitir, e especifique o que ele quer dizer. Na comunicação informal, isso é bastante natural.

9. Interrogue e repita 

 

как преодолеть языковой барьер

 

Sinta-se livre para perguntar novamente. Um dos erros de iniciantes é ter vergonha do fato de que não entendeu algo e fingir que ele entendeu. Em primeiro lugar, essas táticas não o aproximarão da compreensão do discurso de outra pessoa. Em segundo lugar, é sempre visível que a pessoa não entendeu, mas fica calada e assente. Se você tem medo de parecer uma pessoa estúpida que não conhece o idioma, você parece muito mais ao fingir que entendeu. Diga calmamente que você não entendeu a palavra, frase ou a mensagem inteira. Ninguém vai morrer se precisar repetir novamente. E uma palavra desconhecida pode até ser solicitada para soletrar ou escrever no papel.

A mesma coisa vice-versa. Se as palavras que você sabe de alguma forma não são compreensíveis pelo interlocutor, não tenha medo de repeti-las. E melhor - reformule, explique em outras palavras. Se necessário, use gestos, outros idiomas e quaisquer métodos de descrição disponíveis. Esse processo, a propósito, e muit bom. Em busca de qualquer nova solução, novas conexões neurais se formam e a neuroplasticidade é sempre boa.

10. Assista seriados de televisão

Esta dica universal é a mais adequada para superar a barreira do idioma. A série é emocionante, interessante e moderna. O envolvimento emocional é um dos melhores motores do progresso, e é precisamente o que tem nas séries. Três temporadas de 20 episódios cada (em inglês, é claro) - uma enorme quantidade de informações em áudio e um excelente treinamento para ouvir palavras estrangeiras, entonações, sotaques e gírias. Quanto mais você ouve diálogos em uma língua estrangeira, mais familiar lhe parece e menos assustador é falar sozinho.

11. Faça uma imersão no idioma

A melhor opção para começar a falar rapidamente. Além disso, quanto menos você mudar para o português, mais rápido você falará inglês. Só porque você precisa literalmente para tudo. Compre comida na loja ou peça um café, compre uma passagem no ônibus, vá à farmácia, peça instruções e diga olá na rua ou responda à perguntas de outras pessoas. Sem mencionar que você usará inglês com conhecidos, para comunicação, entretenimento ou o desempenho de uma tarefa. 

Saiba qual é o seu nível de inglês gratuitamente

Descubra seu nível de inglês de uma forma rápida e fácil

  • Faça nosso teste online totalmente gratuito
  • O teste não demora mais que 20 minutos
  • Você pode fazer no seu computador ou smartphone.
Faça o teste

A opção ideal é combinar imersão no ambiente do idioma com lições sistêmicas paralelas na sala de aula. Aprenda durante o dia -e  à noite você relaxa e se diverte, e fala inglês o tempo todo. Além disso, se você não conseguiu, por exemplo, perguntar a um transeuntante como chegar ao Big Ben, um professor qualificado o ajudará e lhe dirá como fazer a pergunta certa e quais opções de resposta esperar. Tendo aprendido as expressões corretas, da próxima vez você superará todas as dificuldades e dará mais um passo em direção ao inglês falado fluentemente.

A Kaplan adota essa abordagem para o ensino: aulas diárias com o apoio de professores qualificados e uma imersão completa no ambiente do idioma. Temos mais de 37 filiais em seis países de língua inglesa do mundo. As escolas da Kaplan estão localizadas nas melhores cidades e, além das aulas, oferecem aos alunos uma variedade de atividades de lazer. Onde, a propósito, você também precisa falar inglês!

 

 

Faça um intercâmbio

Condividi ora 
Articoli Correlati